Na data de 30 de março, uma reunião decisiva foi realizada na Secretaria de Meio Ambiente, presidida por Gilberto, o Presidente do Sindipedras, contando também com a presença de Prefeitos da região de abrangência da Coogamai, Secretário Covatti e o Deputado Sossela, figuras com relevante proximidade com o setor.

Ficou claro durante a reunião que a suspensão nas PLG’s ocorreu devido ao não cumprimento das exigências impostas pela Fepam à Coogamai. Este assunto tem sido cuidadosamente acompanhado por instituições como o CREA, o Ministério Público e o Governo do Estado.

Como consequência da falta de conformidade por parte da Coogamai, a Fepam tem o dever de notificar as partes envolvidas e tomar as decisões adequadas. Dessa forma, a Coogamai protocolará algumas ações já implementadas, mas não comunicadas, hoje, dando assim um novo início a estas obrigações.

Destaca-se também que a UFRGS firmará um Termo de Cooperação, comprometendo-se a realizar um trabalho de monitoramento, avaliação de impacto e reutilização de resíduos provenientes dos garimpos ativos e inativos.

A respeito dos garimpos usados no Turismo, foi solicitado o seu desligamento das PLG’s da Coogamai, devido a questões de comprometimento e responsabilidade. Agora, é necessário aguardar a entrega desses protocolos na data de hoje e aguardar a decisão da Fepam.